O pavimento pélvico é um grupo de músculos que se situam na pélvis e “forram” toda esta estrutura, servindo, como o nome indica, como o “chão” da nossa cintura pélvica.
Estes músculos suportam os órgãos pélvicos como um sling, sendo eles a bexiga, útero e reto e, têm a função de continência urinária e fecal.
Quando se é incapaz de controlar corretamente os músculos do pavimento pélvico surgem as disfunções que se podem manifestar em diferentes sintomas como a obstipação, frequência urinária, perda involuntária de urina, de gases vaginais e/ou intestinais e de fezes, dor durante o coito, dor persistente na região pélvica, entre outros.
As causas das disfunções do pavimento pélvico são, na sua maioria, desconhecidas, mas sabe-se que complicações resultantes de um parto vaginal, e lesões traumáticas desta região podem contribuir para esta condição.
As disfunções do pavimento pélvico com maior prevalência são os prolapsos dos órgãos pélvicos, incontinência urinária de esforço e/ou de urgência, incontinência fecal, obstipação, e disfunção sexual.
Sendo que as disfunções do pavimento pélvico da mulher constituem um importante problema na saúde devido à sua alta prevalência e grande impacto na qualidade de vida, a procura por tratamento constituiu uma necessidade maior.
Neste sentido a Fisioterapia na Saúde da Mulher tem um papel fundamental no tratamento deste tipo de disfunções, sendo apresentada como a primeira opção do tratamento conservador.
Ao solicitar o contacto está a autorizar, nos termos do Regulamento Geral de Proteção de Dados, a recolha, processamento e utilização dos seus dados pessoais no contexto da utilização dos mesmos para efeitos de coordenação, promoção e marketing no âmbito de todos os serviços prestados pela empresa Coelho e Morais, Ldª, também conhecida por MIM Clínica do Desenvolvimento, detentora da marca Coisas de Mamã.