A Psicologia da Infância e Adolescência foca-se sobretudo no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes e nas mudanças que ocorrem nas diversas áreas (incluindo as áreas física, cognitiva, emocional e social). O Apoio Psicológico a crianças e adolescentes é realizado quando são detectadas alterações significativas no comportamento das crianças e adolescentes que afectam o seu desenvolvimento.

As crianças e adolescentes poderão ser referenciadas para a consulta de Psicologia pelos Pais ou Encarregados de Educação, Professores, Médicos e outros Terapeutas.

O processo de acompanhamento inicia-se com uma entrevista realizada aos pais ou encarregados de educação e à criança ou adolescente.

Ao longo do acompanhamento, e sempre que se mostrar pertinente, será recolhida informação junto de outros agentes significativos do contexto de vida da criança. Privilegia-se também o diálogo com outros profissionais (Educadores, Médicos, Terapeutas, Assistentes Sociais, etc.).

Frequentemente, são trabalhados com os pais ou encarregados de educação estratégias específicas para lidar com a criança e com as dificuldades identificadas. Estas recomendações incluem técnicas para reformulação e implementação de práticas educativas mais claras e adaptadas à criança.

 

Eis algumas temáticas que poderão beneficiar de um Acompanhamento Psicológico durante a infância e adolescência:

– Problemas no Desenvolvimento;
– Problemas relacionados com o Comportamento e com a Atenção;
– Problemas de Aprendizagem;
– Problemas com Alimentação;
– Perturbações de Tiques;
– Perturbações de Eliminação (Enurese e Encoprese);
– Dificuldades Motoras;
– Dificuldades de Linguagem;
– Deficiência mental;
– Orientação Vocacional;
– Técnicas de preparação para os testes/provas.