A alimentação é fundamental para a saúde e bem-estar em todas a fases da vida, mas é na idade pediátrica que esta assume um papel fundamental não só para assegurar um ótimo crescimento e desenvolvimento, como para a prevenção de doenças crónicas.
É na infância que é adquirido o gosto e preferência por determinados alimentos e que são criados os hábitos alimentares que nos acompanharão para o resto da vida.
A obesidade infantil é uma patologia sobejamente conhecida, mas entre as crianças é já possível observar prevalências alarmantes de insulinorresistência, hipertensão arterial ou hipercolesterolemia. A dieta de uma criança precisa de um planeamento adequado uma vez que as necessidades são elevadas, o apetite é normalmente reduzido e os hábitos alimentares inconstantes.
Em caso de doença, desde a diabetes infantil às doenças genéticas ou metabólicas, a alimentação torna-se ainda mais importante chegando muitas vezes a influenciar a progressão da doença, pelo que é crucial garantir um aporte correto.
Na consulta de nutrição infantil não só é estabelecido um plano alimentar como são definidas estratégias para facilitar as rotinas do dia-a-dia e a alimentação.